Lígia de Noronha * psicóloga, especialista no despertar da consciência

Workshops

Um workshop é uma dinâmica de grupo, um trabalho que enriquece, encoraja e acalma. Proporciona trocas, identificações e partilhas, que podem constituir uma oportunidade valiosa de auto-compreensão e transformação para cada participante. Ao serem autênticos, sinceros e simples, podem aprender uns com os outros fácil e rapidamente. Cada um/a participa, e todos beneficiam! Breve historial do primeiro workshop que criei (em 2004) e facilitei dez vezes:

“Desenvolvimento Pessoal”

Numa altura em que a mais antiga instituição bancária moçambicana foi comprada por um Banco sul-africano ‘de peso’ e passou por um processo de completa reestruturação interna que implicou a sujeição dos trabalhadores a um programa extensivo de formação que não conseguiu obter resultados satisfatórios, fui consultada para uma possível solução que “desse a volta” ao eminente fracasso do oneroso investimento que o Banco havia feito. Foi assim que, com base nos conhecimentos que tinha na altura sobre o que as pessoas geralmente precisam de saber e de transformar em si mesmas, criei este Workshop, cuja facilitação aos gerentes de balcão do Banco Austral (agora Barclays) trouxe óptimos resultados. Em Moçambique ainda, foi posteriormente facilitado a trabalhadores de três outras (bem diferentes) instituições – uma fábrica e dois centros de acompanhamento e acolhimento de meninos de rua, assim como a dois grupos de pessoas privadas (ler mais em Experiência). Como os temas tratados neste Workshop “Desenvolvimento Pessoal” mostraram-se muito profundos e de forte poder transformador, em Portugal (quatro anos depois) deixei de o facilitar em 2 dias seguidos e passei a fazê-lo em dois Sábados distintos e em 10 módulos quinzenais. Reestruturei os temas do Programa, tendo facilitado o Workshop na Galeria Matos Ferreira (Lisboa), no Espaço Divinos (Porto), no Harmonizando (Carcavelos) e no Espaço de Yoga do Restelo.

Sinopse:
O Workshop “Desenvolvimento Pessoal” tem como objectivo principal o despertar da consciência para a nossa verdadeira essência ou dimensão espiritual (que em muitos/as de nós ainda está adormecida e que em nada tem a ver com religiões, ideologias, ritos, rituais ou quaisquer práticas exteriores ao nosso Ser). O trabalho interior proposto é apoiado por um conjunto de informações e de exercícios (individuais e em grupo, sentados/as e em movimento) que nos levam a interrogar até que ponto os valores, crenças, convicções, escolhas e padrões de comportamento e de pensamento que temos vindo a alimentar/adoptar nos trazem felicidade, harmonia e paz. Este trabalho, ao qual a maioria de nós foge, é no entanto essencial nos dias que correm, uma vez que o “velho sistema ou modo de viver” está cada vez mais a afastar-nos de quem verdadeiramente somos – Veículos de Amor.
Este Workshop “Desenvolvimento Pessoal” dá-nos a possibilidade de ficar a conhecer melhor a origem dos nossos medos, defesas e conflitos, assim como a nossa enorme força interior, e de perceber, gradualmente, o que precisamos de mudar e como fazê-lo. Este processo, quando seguido, conduz inevitavelmente ao desenvolvimento do amor-próprio (que implica toda uma série de facetas) e à utilização do poder pessoal. Os resultados podem ser imediatos e reflectir-se em todas as áreas da nossa vida, alterando, pela positiva, tanto o modo como nos vemos a nós mesmos/as, como a forma como percepcionamos, sentimos e reagimos aos outros e às diferentes situações.

A ideia de base é: aprender a amar-se, para poder amar e deixar-se amar.

De entre os vários aspectos trabalhados, destacam-se:

  • Memórias da infância e da adolescência – em prol (do início) da consciência
  • Relação com figuras parentais e outros familiares – em prol (do início) da cura
  • Co-dependência – identificação e mudança
  • Limpeza do coração – transmutando culpa, raiva e ressentimento
  • Relações passionais e conjugais – compreendendo a verdadeira função
  • Relação com filhos/as – em prol da inter-aprendizagem e entendimento mútuo
  • Renovação de pensamentos e linguagem
  • Emprego actual – auto-questionamento
  • Qualidades inatas e sonhos por realizar – identificação, resgate e manifestação

“Apoio à Situação de Desvinculação”

É especificamente destinado para apoiar (em grupo) trabalhadores que enfrentam o despedimento (devido a uma reestruturação interna grande da sua empresa/indústria), levando-os a rever as suas emoções e sentimentos, recursos e rede de apoio, e ainda a averiguar quais as suas qualidades inatas e sonhos por realizar. A desvinculação (ou despedimento forçado) é um facto económico desagradável da vida laboral. Não é nem culpa do trabalhador, nem desejo do empregador. Para sobreviver, a empresa é obrigada a reestruturar-se. Para prosseguir, o trabalhador é levado a mudar. Ambos os lados passam por desafios, e ambos podem ter sucesso.

Num programa dinâmico e interactivo, os participantes são reunidos em grupos e trabalham individualmente com três questionários de auto-avaliação. Reflectem sobre a) a sua situação no momento, por exemplo, com quem vivem, o que possuem, o que precisam, etc., b) os seus sentimentos, emoções e reacções evocados pela situação de despedimento, e c) as suas aptidões, motivações, necessidades, desejos, sonhos e sistema de apoio.

Ao longo do Workshop, os participantes vão percebendo (por exemplo) que não estão sozinhos em muitos dos seus sentimentos, aptidões e sonhos (o fenómeno de identificação grupal), e que podem apoiar-se mutuamente e desenvolver projectos e ideias em conjunto.
No final do Workshop, os participantes podem não só conhecer-se melhor a si mesmos como ficar com uma ideia clara de que o que lhes aconteceu – o despedimento – não foi por acaso! Muitos percebem claramente que têm nas mãos uma oportunidade única de concretizar os seus velhos sonhos e de usar as qualidades com as quais já nasceram. Autênticas empresas surgiram do Workshop que dei aos trabalhadores da British American Tobacco em Moçambique!

“Novas Crianças”

É muito útil para esclarecer, informar e orientar figuras parentais, educadores e outros sobre o novo tipo de crianças que está a “chegar” à terra (e que desafia métodos de educação e ensino vigentes), como as distinguir, entender e relacionar com elas. Hoje em dia é mais comum do que nunca convivermos ou depararmo-nos com crianças extremamente activas, completamente destemidas (parece que nada lhes mete medo ou intimida), ao mesmo tempo muito sensíveis (ao ponto de parecerem mediúnicas), com uma percepção aguda do que os adultos sentem e pensam (sabendo imediatamente quando alguém não está a ser íntegro e honesto), um forte sentido de serviço e de ajuda humanitária, muito sociáveis, com uma forte paixão pela vida, pela natureza, pelo amor, pela justiça, entre outras características muito pouco comuns em crianças de algumas décadas atrás. Como têm uma vontade muito própria, pensam e agem de modo muito independente e apenas “negociações” que tragam ganho mútuo funcionam com elas, não resultando métodos tradicionais de disciplina e de ensino, o convívio com estas crianças tanto pode ser muito agradável e enriquecedor, como uma fonte de constante conflito, grande frustração e desespero. Particularmente adultos emocionalmente desequilibrados (e para quem a autoridade é uma fonte de valor próprio), se queixam de não saber como lidar com estas crianças “que parecem adultos”, “não nos respeitam” e com as quais “nada se consegue”. Simultaneamente brilhantes e problemáticas, hiper-originais e frágeis, intensas, imprevisíveis, altamente experimentais, hipercriativas, ou seja, potencialmente “desconstrutoras”, revolucionárias, directas, “inalteráveis” pela autoridade rígida, com uma espiritualidade implícita em tudo o que fazem, porém muitas vezes “desconcertantes” no seu método, a maior parte das classificações de comportamento infantil não se aplicam a estas Novas Crianças e a tendência vigente é a de se as diagnosticar como crianças hiperactivas ou com disfunções de atenção e concentração, passando-se a tratá-las (erradamente) com medicamentos como o Ritalin. Este Workshop pretende responder à maior parte das perguntas que figuras parentais e professores/as têm estado a colocar a si mesmos no seu dia-a-dia, ao enfrentar sérias dificuldades na interacção com estas Novas Crianças. Algumas das perguntas podem ser:

  • Quem são estas crianças?
  • Que tipos diferentes existem?
  • Quais são as suas características?
  • Como podemos colaborar no seu desenvolvimento?
  • Como lidar com elas (tanto em casa, como na escola)?
  • Quais são as suas verdadeiras necessidades?

Eis um resumo do que posso oferecer como consultora

Psicologia organizacional

  • Facilitação dos Workshops “Desenvolvimento Pessoal”, “Apoio à Situação de Desvinculação” e “Espiritualidade no Trabalho” – este último está em criação;
  • Entrevistas e/ou aconselhamento psicológico a qualquer trabalhador/a;
  • Dinâmicas de Grupo – sessões de auto-consciência, ou palestras, com enfoque, ou não, sobre um tema específico (p. ex. relações conjugais, incompetência/inadequação no trabalho, abuso de substâncias, stress, ansiedade, etc.).

Psicologia educacional

  • Facilitação dos Workshops “Novas Crianças” e “Desenvolvimento Pessoal” a figuras parentais, professores/as e auxiliares de educação;
  • Aconselhamento psicológico individual/grupal a crianças, adolescentes, figuras parentais, professores/as e outros;
  • Dinâmicas de Grupo para crianças (com pintura e jogos específicos) ou adolescentes – debates, com enfoque, ou não, sobre um tema específico (p. ex. emoções perturbadoras como a culpa, a vergonha, complexos, medos, inseguranças, preocupações com o ambiente familiar, etc.).
Back to top