Lígia de Noronha * psicóloga, especialista no despertar da consciência

Sessões de Aconselhamento em Grupo * Maputo

Viva!!

Este tipo de sessões implica um investimento de menos de metade do valor que cobro por uma sessão individual, o que torna o aconselhamento que presto acessível a mais pessoas – que se abram a recebê-lo em contexto de Grupo, o qual se pretende que seja coeso e acolhedor logo de início.
Confiança mutua, Responsabilidade, Entrega e Confidencialidade (sigilo) são os pilares.

Adesão ao Grupo é permitida apenas até à 2ª sessão, mantendo-se ‘intacto’, daí em diante, o nº inicial de participantes, até ao final da série de sessões temáticas (+/- 12 durante 6 meses).

O primeiro grupo já vai na 6ª sessão e mantem-se com o mesmo numero de elementos até Julho de 2014.

A exploração de alguns temas (ver lista abaixo) pode requerer mais do que uma sessão, e essencialmente são 2 os requisitos para a integração e permanência nestes Grupos…

* Assiduidade máxima, ou seja, há que estar Presente em todas as sessões. Só em casos excepcionais é que se aceitam ‘faltas’, requerendo-se para tal justificativo válido. Há que lembrar que estas sessões realizam-se apenas 2 vezes por mês e que seguem uma sequência lógica e pertinente entre si. O tema de uma interliga-se com o da seguinte, e muito é partilhado e trabalhado de sessão para sessão. Por estas e outras razões, entre as quais a importância do comprometimento e da responsabilidade para consigo mesmo (trabalho interno pessoal e mudança), faltas são realmente inconvenientes, e o requisito que vem a seguir ajuda a proteger-nos dessa ‘tentação’…

Pagamento adiantado, isto é, no dia de cada sessão paga-se antecipadamente a sessão seguinte, ou então transfere-se o valor (de uma ou mais sessões) antes de as mesmas acontecerem. Os 830 meticais pagos por cada sessão não são reembolsáveis seja por que motivo for, incluindo no caso de atrasos, os quais são admitidos até 15 min. após a sessão iniciar; uma vez que este tempo de tolerância seja ultrapassado, o/a membro não pode entrar para a sala na qual decorre a sessão, e esta é paga na mesma. Cada tema é importante por si mesmo e ainda prepara os participantes para integrar o que é explorado no tema seguinte. Daí que Presença em todas as sessões é requerida e imprescindível. Não se aceitam escolhas em termos de temas/sessões, ou seja, participar num/a e não noutro/a, tanto pelo que isso afecta na própria dinâmica de partilha e inter-conhecimento, como pelo facto de que todos os temas são importantíssimos. Ei-los:

  • Memórias da infância e da adolescência – em prol (do início) da consciência
  • Relação com figuras parentais e outros – em prol (do início) da cura
  • Co-dependência – identificação e transformação
  • Limpeza do coração – transmutando culpa, raiva e ressentimento
  • Relações passionais e conjugais – compreendendo a verdadeira função
  • Relação com filhos – em prol da inter-aprendizagem e entendimento mútuo
  • Renovação de pensamentos e linguagem
  • O emprego actual – auto-questionamento e mudança
  • Qualidades inatas e sonhos – identificação, resgate e manifestação

Metodologia: Discussões e exercícios em grupo, com cada elemento participando livremente. Coordenação da dinâmica, esclarecimentos específicos, orientações e aconselhamento prestados por mim. TPCs sugeridos/dados no final de cada sessão, ou posteriormente, via email.

Participação e periodicidade: 7 é o nº máximo de participantes por sessão e 15 é o nº de dias de intervalo entre cada uma. Deste modo cada um/a tem tempo para, individualmente, em casa, no local de trabalho e noutras situações, pôr em prática aquilo que lhe fez sentido na sessão e ainda seguir as orientações e fazer os TPCs. Cria-se uma dinâmica íntima de identificação e partilha, em que a importância da confidencialidade e (simultaneamente) da confiança é constantemente lembrada.

Horário, preço e local de realização: As sessões têm a duração máxima de 3h, realizam-se às Quartas-feiras, iniciam às 19h e têm lugar em Maputo (morada facultada por email ou sms) ou noutra Província. Em Maputo decorrem sessões com o 1º Grupo criado. Estão abertas inscrições para o 2º Grupo. Para manifestações de interesse, esclarecimento de dúvidas, colocação de sugestões e inscrição nestas sessões quinzenais de aconselhamento psicológico em grupo, agradeço contacto (ligia@ligiadenoronha.com; 847 798 569/820 608 061).

Servindo, Lígia de Noronha

Tags deste artigo: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Back to top